Construa uma Reserva de Emergência!

Aos investidores iniciantes, a DICA é: antes de diversificar seus investimentos, crie uma reserva de emergência.

É prudente que essa reserva seja de valor equivalente a 6 meses do seu salário.

Poupe todo mês uma quantia para compor essa reserva. Essa reserva, nada mais é que uma garantia para os casos de necessidades financeiras inesperadas, as quais todos nós estamos sujeitos. Assim você não precisará recorrer ao uso de crédito, tais como: cheque especial, rotativo do cartão de crédito e/ou empréstimos consignados, correndo o risco de entrar no vermelho.

Desta forma, para a formação da reserva de emergência, prefira aplicações com liquidez imediata, as mais comuns são:

>Títulos Públicos – Via programa Tesouro Direto. Dentre os títulos disponíveis, o Tesouro Selic (antiga LFT) é o mais recomendado, pois ele acompanha o percentual a taxa básica de juros além de poder ser negociado/resgatado a qualquer momento (operações de compra e venda). É o título mais conservador por apresentar baixa volatilidade (oscilação em seu preço), reduzindo a chance de eventuais prejuízos no caso de resgate (venda).

>CDB – Certificado de Depósito Bancário com liquidez diária. Esse título de renda fixa é emitido pelos próprios bancos e conta com a cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) até o limite de R$ 250 mil por CPF e por Conglomerado Financeiro.

>Fundos de Investimentos – Fundos DI – Costumam ter sua rentabilidade atrelada à taxa básica de juros, pois em sua maioria sua estratégia está baseada na aquisição de títulos públicos. Dica nº1: pesquise fundos com resgate em D+0 ou no máximo D+1 onde os recursos são resgatados no mesmo dia, ou no máximo no dia útil seguinte. Dica nº 2: prefira fundos DI com baixos custos, não ultrapassando 1% de taxa de administração.

 

Bon$Negócio$ e Excelente$ Retorno$!

Nelma de Mendonça – Planejadora Financeira

Créditos Imagem: google-ces-santiago.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *